quinta-feira, 7 de maio de 2009

Campeão paulista, festa no Paraná !?




Ontem assisti em casa, com alguns amigos, a final do campeonato paulista. É claro que já imaginava que o meu time seria campeão, lugar comum para quem acompanhou o jogo da semana passada. O Corinthians era campeão paulista com uma rodada de antecedência.

Meu cunhado que é santista, acreditava (sem boas razões para isso) na virada. Se fosse o Corinthians com a ardilosa missão do Peixe, daria para acreditar, e nisso apóio-me no sofrido passado histórico do Timão. Só nesse campeonato paulista alguns exemplos são ilustrativos, como a cabeçada do Gordo no finalzinho do jogo contra o Palmeiras, ou até mesmo o empate com o São Paulo na fase classificatória (claro, o gol foi inesquecível).

Depois do fim do jogo, que findou como todos os participantes de mesa redonda previam, fui até a Av. Higienópolis. Disseram-me que sempre é palco de inflamadas comemorações, mas eu, cético como sou, pensei: “No Paraná ver uma avenida fechada para comemoração de um time paulista? Só vendo mesmo”. Dito e feito. A avenida estava tomada de Corinthianos, flamulando suas antigas e novas bandeiras. Uns com uniformes raros e antigos, como do campeonato paulista de 1977, outros, como a que usava meu amigo, uma camisa patrocinada pela BASF. Quem se lembra da BASF, ou melhor dizendo, o que é Basf? Antigos ou recentes, estavamos nós os alvi-negros na rua.

Levemos em conta ainda uma chuva gelada que caía fininha quando chegaram os primeiros mosqueteiros, e que depois progrediu a uma torrente de lavar calçada. Mas foi bom, foi invicto, foi Corinthians. E eu imaginando a rua tomada por atleticanos.

2 comentários:

Aguinaldo Pavão disse...

Douglas.
Excelentes os teus textos. Parece que no Paraná, o time que levou sem merecer (isto é, quebrando regras, ou se beneficiando com a quebra de regras) o título do brasileirão de 2005 tem a maior torcida. Coisa muita curiosa, especialmente para quem vem do Rio Grande, lugar em que pelo menos 95% torce para o Inter ou para o outro time. Lá não tem essa diferença entre capital e interior que tem aqui.
Grande abraço.

Douglas Batalha disse...

Olá professor! Fico extremamente agradecido pela visita e pelo elogio. É estimulante saber que o senhor, de vez em quando, visita o blog. Isso torna a atividade de escrever por aqui, ainda mais honrosa. Estamos de acordo, sobre as trapalhadas da organização, no campeonato de 2005, mas, o meu time não teve culpa. Abraços, e mais uma vez obrigado pela visita, Douglas.